Cão © Romarjo Foto original (1200x900) Wallpaper | Postal |
Todos os anos a chegada do calor à Europa, mas principalmente a Portugal, traz um triste cenário de cães fechados em carros ao sol, fechados em varandas ou em locais com pouca ventilação. O que é necessário reforçar é que qualquer uma destas circunstâncias pode levar os cães à morte em pouco tempo.
Nos últimos dias, uma vaga quase insuportável de calor voltou a trazer-nos essas imagens, que se repetem a cada novo ano.
Um cão fechado num carro pode morrer em pouco tempo. Muitas vezes, um carro ou atrelado para transporte de cães de que ficou estacionado à sombra, fica exposto ao sol passados apenas alguns minutos e, no seu interior, ficam cães fechados, a sufocar. Assim, com estas condições, o melhor é deixar o seu cão, ou cães, em casa com bastante água fresca para poderem escolher o local onde se sintam melhor e onde consigam controlar e regular o melhor possível a sua temperatura corporal.
Também aqueles cães que ficam fechados em varandas correm riscos, já que durante o período em que o sol incidir nesse espaço ficam sem possibilidade de se proteger e, em muitos casos, não conseguem evitar a desidratação provocada pelo calor.
Por estes motivos, simples e óbvios, é imprescindível pensar no bem-estar dos animais, em geral, e dos cães, em particular, e não arriscar deixá-los em situações em que não se possam proteger da incidência directa do sol e das temperaturas extremamente elevadas. Também não se deve levá-los a passear às horas de maior calor.
Espaço, sombra e água fresca e limpa são, neste momento, o melhor que podemos fazer pelos nossos cães, mesmo que isso signifique a falta da sua companhia. Mas certamente que o seu cão agradece que lhe seja dada a oportunidade de escolher o local em que melhor se sente e, assim, poder controlar a temperatura do seu corpo.
* Notícia publicada no site bicharada.net